A resina do breu-branco é utilizada na medicina popular como anti-inflamatório, analgésico, cicatrizante, estimulante; utilizado nas obstruções das vias respiratórias, bronquite, tosse e dor de cabeça. Também é empregado como incenso nas igrejas ou ainda como material de calefação de barcos.
Ocorre nas matas de terra firme e é nativa em quase todo o Brasil. A árvore de breu-branco é aromática, tem de 10 a 20 metros de altura e tronco espesso de 50-60cm de diâmetro na base e possui uma casca vermelho-escura.
Cada vez que a casca da árvore breu branco é cortada ou perfurada por um animal ou inseto, ela libera uma resina para evitar a penetração do inseto. A resina do breu branco é a resposta da árvore às agressões que ela sofre. Em uma ferida de casca de árvore, a resina escorre lentamente para fora, endurecendo por exposição ao ar. É um líquido viscoso transparente e pegajoso, de cor amarelo-esbranquiçada, com um odor aromático característico. A resina é aproveitada durante todo o ano (principalmente no inverno) e é deixada a secar à sombra antes de ser armazenada em sacos de fibra. A extração da resina começa em árvores de 8 a 10 anos.
Fonte: https://amazonoil.com.br/produtos-da-floresta/resina-de-breu-branco-protium-heptaphyllum/
Forma de uso: pegar um pequeno pedaço e deitar sobre um pedaço de carvão aceso em um pires de defumador longe do alcance de crianças e animais. Ou sobre um rechô a vela na parte de cima, sem água e com uma vela acesa na parte inferior.
Auxilia na meditação e como repelente de mosquitos.