Dos óleos essenciais de aromas predominantemente masculinos, o Sândalo Mysore, que tem procedência na Índia, é o mais apreciado e valorizado, assim como sua madeira, extensamente utilizada por mais de quatro mil anos em móveis, objetos religiosos, incenso, perfumes e medicamentos. Seu óleo essencial é usado na perfumaria e indústria cosmética, por seu aroma denso, amadeirado, balsâmico e oriental, com forte apelo afrodisíaco e bastante fixador de outros aromas, podendo ser usado dessa forma para fazer durar mais outros aromas mais leves e voláteis em sinergias e perfumes. Hoje, sua colheita é controlada por lei na Índia para impedir sua extinção, sendo outras variedades plantadas em outros países como alternativas, como na Austrália, porém a espécie indiana é mais refinada e apreciada.
Possui como propriedades terapêuticas: adstringente da pele oleosa, afrodisíaco, antidepressivo, antiespasmódico, anti-inflamatório, antisséptico, bactericida, carminativo para os gases, cicatrizante, diurético, expectorante, sedativo e tônico, indicado para pele seca, oleosa e acneica, equilibrando, amaciando e hidratando, auxiliando como rejuvenescedor, no pós-barba e em eczemas e psoríase, bronquite e demais problemas respiratórios, tanto em inalação quanto em massagem, em casos de depressão, insônia, tensão nervosa e estresse.. Também conhecido por tratar infecções urinárias. Auxilia em questões de libido e na sedução, especialmente quando há estresse e ansiedade interferindo. Tanto em massagens quanto em banhos de imersão, vão acalmar e estimular o desejo, melhorando inclusive dor de cabeça e insônia!
É um dos óleos essenciais considerados meditativos e aquietadores da mente, ajudando na prática espiritual, Acalma irritação, frustração e mente agitada, restaurando o equilíbrio necessário para atingir sabedoria espiritual.
Combina com aromas florais, herbais e resinosos e com cravo, gengibre, lavanda, pau rosa, gerânio, benjoim, pimenta-negra, cipreste, vetiver, patchouli, petitgrain, bergamota e vários outros, sempre auxiliando nas sinergias, fixando e tornando-os ainda mais agradáveis.
No tantra é reverenciado como estimulante da energia sexual com o propósito de transmutação em sabedoria espiritual, sendo considerado o perfume de nossa aura, de nosso corpo sutil. É um equilibrador dos chakras em desarmonia. Uma fragrância sagrada. Como oferenda aos deuses também na forma de incenso ou nos rechôs a vela e para desacelerar a mente, onde o estresse começa a nos tornar agressivos e irritadiços.
Um óleo essencial dos mais seguros, não havendo contraindicações. Seu aroma melhora com o tempo e é muito difícil de oxidar, quando bem preservado. Misturando com Ylang-ylang pode melhorar a libido e acalmando ao mesmo tempo quando as coisas vão rápidas demais.
Forma de Uso:
Utilizações: - Puro: Em uma colher de sopa de creme neutro ou óleo vegetal, adicione 2 a 3 gotas no uso facial ou 4 a 6 gotas no uso corporal. Pingue 4 gotas no difusor ambiental ou 1 gota no difusor pessoal.