Ao lado do olíbano e do ouro, a mirra foi um dos presentes dados pelos reis magos ao menino Jesus e é assim que é conhecida pelo seu valor à época, uma resina que escorre do tronco de sua árvore ao sofrer cortes a fim de se regenerar, cristalizando em contato com o ar, tornando-se matéria prima para defumações com seu aroma ao mesmo tempo amargo (daí seu nome que vem do árabe mur - amargo) e doce, balsâmico, picante, resinoso e amadeirado e, também, para extração de seu óleo essencial. Bem mais denso que o do olíbano, esse sim pode ser classificado como um óleo resinoso, podendo ser usado como nota de base e um bom fixador na perfumaria e em sprays aromáticos, chegando por vezes a necessitar ser aquecido em banho maria para propiciar seu uso. Com o tempo pode até cristalizar, denotando sua pureza.
Como sua capacidade regeneradora nas cascas da árvore, seu óleo também terá essa propriedade sobre a nossa pele, sendo conhecido por estimular a formação de colágeno, ou seja, um ótimo rejuvenescedor, eliminando rugas, linhas e vincos de expressão em cremes e óleos faciais. Também para usos menos glamourosos, como micoses, feridas e úlceras crônicas, infecções na gengiva, hemorroidas, escaras, pele rachada. Tem propriedades adstringente, mucolítica, anti-inflamatório, antimicrobial, antisséptica, balsâmica, cicatrizante, digestiva, estimulante da menstruação, estimulante pulmonar, fungicida, sedativa, tônico uterino.
Um ótimo combatente do estresse e da ansiedade, inspirando paz e tranquilidade. De acordo com Gill-farrer Halls o óleo de mirra é associado ao chakra da base auxiliando os que não se sentem mobilizados a seguir adiante na vida. Talvez também por isso seu enorme apreço. Seu aroma se combina com outros resinosos, com patchouli, rosa, sândalo, tangerina, gerânio, lavanda, junípero, cipreste, pinho, laranja, palmarosa, limão, alecrim e pau rosa.
Por seu potencial fetotóxico, não deve ser usado por gestantes nem lactantes.
Modo de usar: na versão diluída a 2% em óleo vegetal de Rosa Mosqueta, é perfeito para pele madura, rugas, sulcos, pés de galinha, cicatrizes, podendo ser usado puro ou podendo-se acrescentar até 6 gotas de outros óleos essenciais como palmarosa, olíbano, pau rosa, gerânio, lavanda, vetiver, pimenta rosa, copaíba, alecrim.